Cidadela Jovens

1 maio – Alta Resolução: countdown

“Alta Resolução – Ajusta o Foco à Paz”: os Jovens para o Mundo Unido estão nos últimos preparativos para a edição 2016 da já habitual  Jornada de Jovens que se realiza de dois em dois anos, na cidadela Arco-íris, que poderá ser acompanhada via streaming, durante a manhã (das 11h30 às 13h00) e tarde (das 16h30 às 17h15).

O objetivo proposto para este ano é: ser construtores da fraternidade universal e mostrar projetos e iniciativas em curso que promovem a fraternidade, através de música, coreografias, testemunhos e laboratórios.

Na cidadela arco-iris estão já reunidas dezenas de pessoas de todas as idades e provenientes de norte a sul do país, com uma representação de Espanha, Bélgica e Itália a trabalhar nos vários preparativos e prontos para receber todos os jovens que amanhã chegarão.

Tal como em 2014, haverá uma Exposição permanente – a Expo da Fraternidade – com diversos stands dinâmicos, de organizações da sociedade civil e grupos espalhados pelas várias localidades de norte a sul do país, que irão reproduzir aquilo que fazem, os fragmentos de fraternidade.

Os laboratórios terão as seguintes temáticas:

– Laboratório de Visão (#paz #economia) – Empreender para a paz – Como um olhar sobre a economia pode mudar o mundo.

– Laboratório Intercultural (#paz #relaçõesinternacionais) – Do choque à inclusão – Onde começam e acabam as nossas fronteiras?

– Laboratório de Unidade Glob@l (#paz #mediaecomunicação) – Comunicar em rede – As novas tecnologias como veículo para a paz.

– Laboratório Dinamismo (#paz #psicologia) – Do “eu” ao “nós” – A construção da paz nas relações do dia-a-dia: uma visão da psicologia.

– Laboratório de Movimento (#paz #desporto) – Jogos que geram energia – Energia que constrói a paz.

– Laboratório Natura (#paz #ecologia) – Repensar a “casa comum” – Construir a paz também com a natureza que nos envolve.

– Laboratório de Química (#paz #relacionamentos) – Crescer juntos – Da química às verdadeiras relações construtoras de paz.

– Laboratório Criativo (#paz #arte) – Criar para envolver – Talentos que geram momentos de paz: Teatro, Artes Plásticas, Estendal de Poesia, Canto, Hip Hop.

À semelhança de anos anteriores, esta atividade insere-se na Semana Mundo Unido (1 a 10 de maio), ajustando o foco à paz.