Comunidades Crianças

Acampamento Nacional Gen 4 – Serra da Freita 2019

Era grande a azáfama na manhã de dia 12 de outubro! No silêncio e imensidão da Serra da Freita, ecoavam os risos, gargalhadas e brincadeiras dos mais novos… começava o Acampamento Gen 4

Cerca de 40 crianças de todo o país iniciaram esta aventura, recordando as regras do Acampamento, sendo a mais importante o amor, presente no titulo deste ano “Se nos amamos, Jesus permanece entre nós!” 

O mote do dia lembrou a importância de se ser concreto no amor ao irmão, com pequenos gestos, mas concretos e firmes. 

Depois do almoço, deu-se início ao grande passeio pela serra, com jogos, muita diversão e contacto com a natureza. Foi um momento marcante para todos “O que mais gostei foi de escalar o monte!” diziam muitos no final. Durante o jogo, sempre que os Gen 4 faziam um “Ato de Amor”, punham em prática a regra mais importante do acampamento, o amor a que o título alude e recebiam, então, uma estrelinha de papel, que puderam depois colar num painel. 

Depois do jantar, ainda houve tempo para uma história junto à fogueira… a história da vida de Chiara Lubich, cujo centenário do seu nascimento se celebra no próximo ano. 

O programa continuou no domingo de manhã, com uma história pessoal muito marcante e uma aula de ioga. Ainda houve tempo para se falar sobre a “Laudato Sì” do Papa Francisco e a importância da ecologia. A lição mais importante foi que a natureza só utiliza aquilo que precisa. 

Despois de mais jogos e muitas músicas, fez-se a conclusão, com muitos dos participantes a contarem os atos de amor que fizeram durante o acampamento. 

Depois do almoço e de arrumar todas as coisas, a eucaristia encerrou este fim de semana, que todos consideraram fantástico. 

Ao longo de todo o fim de semana, foi possível haver momentos de interação com os pais dos Gen 4, o que os permitiu envolver os próprios pais neste projeto formativo das crianças.

“Foi fenomenal o apoio das várias comunidades, em particular a de São João da Madeira, que chegou de forma muito concreta trazendo alimentos e muito carinho!”- conta a equipa organizadora do acampamento que sublinha, ainda:“A presença dos Gen 3 que acompanharam os Gen 4 foi também muito valiosa!”

Desta alegria dos Gen 4 e beleza da experiência que fizeram dão testemunho também as imagens do vídeo resumo deste acampamento.