Humanidade

Carisma de Chiara Lubich recordado no X Encontro Cristão

XencCristao_1
XencCristao_2
XencCristao_3
XencCristao_3a
XencCristao_4
XencCristao_5
XencCristao_6
XencCristao_7
XencCristao_8
XencCristao_9
XencCristao_10
XencCristao_11
XencCristao_12

O Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, foi o palco do X Encontro Cristão, uma iniciativa que reuniu mais de 1000 cristãos de várias denominações numa noite de oração, de partilha e de comunhão, na qual se assinalou o centenário do nascimento de Chiara Lubich.

A inspiração por detrás do X Encontro Cristão é narrada em Atos 28 e conta a forma como o Apóstolo Paulo, ainda preso, foi recebido na ilha de Malta com uma “benevolência fora do comum.” Num momento de partilha e de introspeção, João Felizardo, do Movimento dos Focolares, subiu ao palco para dar voz ao carisma da Unidade vivido por Chiara Lubich. Depois de uma interpretação magnífica do tema Estrelas e Lágrimas, a plateia ficou atenta a um vídeo no qual Chiara Lubich mostra que a vivência do Evangelho tem consequências concretas na vida de cada um, incentivando a um diálogo ecuménico que tem o amor a Jesus como intermediário.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, D. Daniel Henriques, bispo auxiliar de Lisboa, D. Jorge Pina Cabral, bispo da Igreja Lusitana, o bispo Sifredo Teixeira, da Igreja Metodista Portuguesa, António Calaim, presidente da Igreja Evangélica Portuguesa, Marta Correia, advogada e missionária em campos de refugiados, e Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, também partilharam as suas convicções e experiências sobre esta vivência do Bem, uma missão que todos os cristãos devem pôr em prática.

As partilhas foram intercaladas com momentos musicais, de dança e de teatro, uma criatividade que reflete a experiência de trabalho conjunto entre pessoas de várias denominações cristãs que ao longo de quase um ano idealizaram este Encontro.

De recordar que durante a tarde, realizaram-se ainda vários workshops, para jovens e adultos, nos quais se abordou o tema da vivência do Bem em vários quadrantes e dimensões da sociedade.

Fotografia Pedro Ferreira