Humanidade

Contra a pandemia, a oração universal dos cristãos

Quarta-feira, 25 de março, às 11 horas (GMT – hora de Lisboa), todos os cristãos são chamados a recitar o Pai-Nosso.

O mundo unido em oração contra o coronavírus. O Santo Padre convida os católicos de todo o mundo a unirem-se espiritualmente em oração na quarta-feira, 25 de março, às 11 horas (GMT – hora de Lisboa), para recitar o Pai Nosso juntamente com todos os líderes das comunidades cristãs, com todos os cristãos. O Secretário Geral do Conselho Ecuménico das Igrejas, Rev. Olav F.Tveit, juntamente com o moderador do Comité Ecuménico Central de Igrejas Dr. Agnes Abuom, convidam a tornar o domingo “um dia de oração pelas pessoas mais vulneráveis como os refugiados, os idosos e as pessoas afetadas pelo COVID19, para rezar por toda a comunidade e que o mundo se torne uma única família cristã “.

À pandemia de vírus, o Papa e o Conselho Ecuménico das Igrejas pedem vigorosamente que respondam com a universalidade da oração, para permanecer unidos neste momento de grande sofrimento para o mundo inteiro, e fazer sentir a proximidade às pessoas mais solitárias e com mais sofrimento, como os doentes, os trabalhadores da saúde, a polícia, as autoridades.

“Nestes dias de prova – reiterou o Papa Francisco – enquanto a humanidade treme diante da ameaça da pandemia, eu gostaria de propor a todos os cristãos que unissem as suas vozes ao céu. Convido todos os chefes das igrejas e os líderes de todas as comunidades cristãs, juntamente com todos os cristãos das várias confissões, a invocar Deus Altíssimo e omnipotente, recitando em simultâneo a oração que Jesus Nosso Senhor nos ensinou. Convido, portanto, todos a fazê-lo várias vezes ao dia, a recitar o Pai-Nosso na próxima quarta-feira, 25 de março, ao meio dia de Itália (11h00 na hora de Portugal continental). Todos juntos “. E acrescentou: “no dia em que muitos cristãos recordam o anúncio da Encarnação do Verbo à Virgem Maria, que o Senhor ouça a oração unânime de todos os seus discípulos que se preparam para celebrar a vitória de Cristo Ressuscitado”.

O Papa também presidirá a um momento de oração na sexta-feira, 27 de março, com a bênção especial Urbi et Orbi, a partir da praça de São Pedro. A praça estará vazia devido às atuais medidas restritivas a vigorar em Itália, porém, vários meio de comunicação social farão a transmissão deste momento em direto.

Fonte: focolare.org Lorenzo Russo – Ufficio Comunicazione Focolari