Jovens

Ecos do congresso gen3 2016

Mais de 110 pessoas, entre adultos, adolescentes e crianças, provenientes de vários pontos do país, inclusive dos Açores, foram os participantes do Congresso gen3 que decorreu no seminário diocesano de Leiria nos dias 19, 20 e 21 deste mês de março. A maioria, católicos, sendo um deles de outra denominação cristã.

O motivo: conhecer, aprofundar, viver e testemunhar a Vida Gen3! Gen3, a terceira geração do Movimento dos Focolares, são os adolescentes dos 9 aos 17 anos que querem atuar na vida do dia-a-dia a proposta de Chiara Lubich de realizar o pedido de Jesus: “Que todos sejam um”, a unidade no mundo.

Ao longo dos 3 dias, os próprios adolescentes foram apresentando os temas, através de teatro, experiências pessoais e vídeo. Conheceram os testemunhos de vida de alguns antigos gen3 e abordaram temas como o enfrentar as problemáticas dos adolescentes de hoje: bulling, relações afetivas, gestão dos sentimentos e emoções, num caminho rumo à felicidade.

Os jogos de futebol, as gincanas ou a “caça ao tesouro” foram ocasiões para atuar o programa, “educar-se/formar-se” em todos os aspetos da vida.

“Ganhámos o troféu mas queremos dedicar a vitória a um dos nossos amigos!”, “aprendi a jogar em unidade”, “mesmo se perdemos fiquei feliz” – foram alguns dos comentários dos adolescentes.

Contaram, ainda, com a presença do responsável mundial dos gen3, Agostino Spoti, constatando a beleza da vida de muitos que, como eles, procuram construir a unidade em todos os pontos do mundo.