Família Jovens

Formação Namorados e Noivos 2016

O programa de formação deste ano para namorados e noivos em preparação para o matrimónio concluiu nos dias 19 e 20 Março 2016.
Nos dois fins de semana – novembro e março – participaram um total de 12 casais, dos quais quatro realizam o seu matrimónio ainda este ano!

Foi um percurso por diversas temáticas, desenvolvidas e ilustradas pela experiência vivida de vários casais: “a vocação ao amor”, “do ‘eu’ ao ‘nós’”, “sexualidade e afetividade”, “construindo o amor para sempre”, “os sete aspetos na comunicação do casal” e “economia e a família”. Os testemunhos de vida apresentados ilustraram como é possível ultrapassar as diferenças de nacionalidade, o imprevisto do sofrimento, as diferenças das famílias de origem e a separação física pela morte de um dos cônjuges.
O tema muito rico sobre “o sacramento do matrimónio” foi apresentado pelo Padre Rui Pedro, responsável pela Pastoral Familiar na Diocese de Lisboa.

Através dos momentos de diálogo ou dinâmicas propostas – a dois, em grupo ou na sala – foi-se criando o espírito de comunhão e de partilha que proporcionou pôr em comum as experiências vividas, as visões, por vezes distintas, sendo possível explorar ou esclarecer muitas das questões que foram surgindo.

O desejo de continuar esta formação para os que se encontram nesta fase de namoro é um incentivo para continuar a promover estes encontros. Em breve, serão anunciadas as datas para a formação de 2016/2017.