Jovens

Genfest

Os Genfest são grandes eventos internacionais dos Jovens para um Mundo Unido, que acompanharam o nascimento e crescimento deste movimento e mostram ao mundo, através da troca de experiências, músicas e coreografias, a existência de milhares de jovens que vivem pela fraternidade universal, em todas as latitudes.

1973 – Loppiano (Florença, Itália). Reúnem-se 8 mil jovens, realizando aquele que se tornou no primeiro Genfest da história.

1975 – “A unidade é possível.” Em Roma o Palaeur está lotado; são recebidos e abençoados pelo papa Paulo VI. A partir daquele momento o Genfest  torna-se um ponto de encontro internacional dos Jovens para um Mundo Unido, de cinco em cinco anos.

1980 – Em plena guerra fria são 40 mil, reunidos no Estádio Flamínio, em Roma, testemunhando que o mundo unido é possível. Delinearam o seu objetivo: “Para um Mundo Unido”.

1985 – Nasce oficialmente o Movimento Jovens para um Mundo Unido, preanunciado por Chiara ainda em 1983. O Genfest realiza-se no Palaeur de Roma sob o lema “Muitos caminhos para um mundo unido”, com a participação de milhares de jovens e ligações telefónicas desde a América à Austrália.

1987 – Em 40 Países dos cinco continentes, 120 mil jovens reuniram-se em Genfest nacionais, lançando atividades locais em prol da unidade.

1990 – “Mundo unido – Ideal que se faz história.” A queda dos muros entre leste e oeste parecia acelerar os tempos. No Palaeur de Roma finalmente estavam presentes também os jovens da Europa do leste, após a queda do muro de Berlim. Aqui acolheram quem muito tinha contribuído para isso: João Paulo II. Uma ligação vídeo, via satélite, transmitiu o Genfest para todos os ângulos da terra.

1993 – 130 mil jovens marcaram encontro em 56 Genfest nacionais “na esteira da unidade dos povos”.

1995 – Palaeur de Roma “Mostremos o mundo unido.” Este Genfest teve uma grande difusão pelos mídia: 4 canais via satélite, 55 televisões nacionais e 350 televisões regionais transmitiram a mensagem do Genfest a milhões de pessoas. Fez-se também a primeira transmissão via internet deste evento. Foi inaugurada a primeira Semana Mundo Unido.

2000 – O Genfest torna-se um evento da Jornada Mundial da Juventude, em Roma. É a ocasião de testemunhar a santidade de tantos Jovens por um Mundo Unido que já foram para o céu, a primeira entre todos Chiara “Luce” Badano, proclamada Bem-aventurada em 25 de setembro de 2010.

2012Budapeste, a “cidade das pontes”, foi palco do Genfest onde estiveram representadas 104 nações, dos cinco continentes, dentre as quais destaca-se um grupo de 250 jovens do Médio Oriente. Numerosos são os cristãos de diversas Igrejas, cerca de cem pertencem a outras religiões e há ainda uma considerável presença de jovens de convicções não religiosas.