Humanidade

Juntos pela Europa

A unidade é possível! Foi este o testemunho dos Movimentos e Comunidades cristãs da rede ecuménica Juntos pela Europa, reunidos em Munique, Alemanha, de 30 junho a 2 de Julho.

Na conclusão deste evento, na Karlsplatz (Stachus) de Munique, também marcou presença, através de uma vídeo mensagem, o Papa Francisco, onde, depois de ter evidenciado os desafios presentes na Europa, encorajou os participantes a “apresentar os testemunhos da sociedade civil, que trabalha em rede em prol do acolhimento e da solidariedade para com os mais fracos e desfavorecidos, para construir pontes, para vencer os conflitos declarados ou latentes.” E conclui:

“Mantenham o frescor dos vossos carismas; mantenham vivo este vosso estar “Juntos”, dilatando-o! Façam com que as vossas casas, as vossas comunidades e cidades sejam laboratórios de comunhão, de amizade e de fraternidade, capazes de integrar, abertos ao mundo inteiro.”

Também o Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I quis estar presente enviando uma mensagem pessoal, na qual, entre outras coisas, diz: “Mesmo quando a tentação é evitar estarmos juntos, os cristãos são especialmente chamados a demonstrar o princípio fundamental da Igreja, que é a comunhão (koinonia). Somente quando partilhamos as dádivas que, tão generosamente e gratuitamente recebemos de Deus, é que temos as condições de experimentá-las plenamente também nós.”

Esta quarta edição de Juntos pela Europa, teve como título “500 anos de divisão já bastam – a unidade é possível!”, recordando os 500 anos de separação entre a Igreja Católica e as Igrejas da Reforma protestante.

A unidade foi exatamente o argumento do discurso de Maria Voce, presidente dos Focolares:

“O que nós podemos oferecer – sob o compromisso da nossa vida – é a novidade do Evangelho. Jesus, antes de morrer, pediu: «Pai, que todos sejam um». Ele mostrou que todos somos irmãos, que é possível ser-se uma única «família humana», que a unidade é possível, que a unidade é o nosso destino. Nós, hoje, aqui, comprometemo-nos a ser instrumentos desta viragem, instrumentos de uma nova visão da Europa, instrumentos de uma aceleração na rota para a unidade, abrindo, com todos e para todos os homens e mulheres do nosso planeta, um profundo diálogo. ”.

Outras intervenções foram as de Gerhard Pross (YMCA Esslingen): “Unidade numa diversidade reconciliada” e de Andrea Riccardi (Comunidade Santo Egídio): “Muros, jamais!”.

Sobre “A reconciliação abre ao futuro – 500 anos de divisão já bastam”, falaram juntos no palco o cardeal Kurt Koch (do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos), o bispo Frank Otfried July (da Federação Luterana Mundial), o metropolita Serafim Joanta (Metropolita romeno-ortodoxo para a Alemanha e Centro-Norte da Europa) e o secretário geral do Conselho Ecuménico das Igrejas, reverendo Olav Fykse Tveit. Uma entrevista sobre “Missão e futuro” proporcionou um diálogo interessante entre o bispo evangélico Heinrich Bedford-Strohm e o cardeal Reinhard Marx. A mensagem final, lida por representantes do Comité de Orientação e distribuída aos participantes, além de afirmar “a visão de juntos na Europa, é mais forte que todo o medo e o egoísmo”, manifestou o comprometimento comum de todos os que aderem ao Projeto Juntos pela Europa a “percorrer o caminho da reconciliação”, a “viver unidos na diversidade”, a “ir ao encontro de pessoas de convicções e religiões diferentes, com respeito e procurando o diálogo”, a promover no mundo “humanidade e paz”.

Nos dois dias precedentes foi realizado um congresso no Circus-Krone-Bau, articulado em 36 fóruns e mesas-redondas, com 1700 responsáveis e colaboradores das mais de 300 Comunidades e Movimentos que compõem a rede Juntos pela Europa.

Era já noite, quando no palco da Karlsplatz se lê a mensagem final de Juntos pela Europa 2016. O programa, que contou também com a participação de bandas musicais e do entusiasmo criativo dos jovens, concluiu-se com um concerto rock.

Mensagem final de Juntos pela Europa.

Textos das várias intervenções e fotografias do evento estão disponíveis no site www.together4europe.org/live