Encontro anual do Movimento dos Focolares, a Mariápolis este ano realizou-se na região do Gerês, “um paraíso escondido onde a natureza se revela em paisagens de montanha majestosas, águas cristalinas e uma serenidade que toca a alma”.
De 1 a 4 de Agosto, os 217 participantes, provenientes de quase todas as regiões de Portugal Continental, Madeira e Açores e também internacionais puderam viver juntos a Lei da Mariápolis: o amor recíproco, num clima de família, comunhão e descanso.
Os motes de cada dia: “Ser”, “Estar”, “Criar” orientaram as diversificadas atividades que preencheram estes dias: atelier de pintura, jogos tradicionais, workshop de dança e música, fóruns culturais, trilhos pela natureza, passeios e missa em S. Bento da Porta Aberta.
O arcebispo de Braga enviou uma saudação através do Arcipreste de Amares e Terras de Bouro, Padre Tiago Barbosa. Dom Jorge Ortiga, Arcebispo Emérito de Braga também esteve presente.
Nos trilhos e caminhadas pela montanha, os participantes contabilizaram os passos dados pela paz, juntando-se à iniciativa Passos pela Paz (Steps for Peace) da Economia de Francisco.
Palavras como “unidade, fraternidade, partilha, igualdade, paz, relax, férias” surgiram no último dia quando se concluiu este evento num bonito momento multicultural à mesa.
Um dos participantes resumiu assim a vivência destes dias: “Adorei a Mariápolis. Foi uma experiência que nunca vou esquecer. Conheci muito bons amigos e consegui viver como nunca tinha vivido antes.”