Comunidades Crianças Família Jovens

Mariápolis nas Termas

Alegria, liberdade, empenho e clima de família foram as palavras que sinalizaram a Mariápolis, realizada de 5 a 7 de outubro de 2018, nas Termas de S. Pedro do Sul.

Situada no Centro-Norte de Portugal, as Termas de S. Pedro do Sul são caracterizadas pela sua beleza natural e por uma atmosfera repousante e turística, proporcionando aos 182 participantes desta Mariápolis, uma experiência de Mini-Mariápolis-férias. Momento também propício a um aprofundamento espiritual, que alguém comparou às Mariápolis dos primeiros tempos do Movimento dos Focolares, nos anos 40 e 50, nas montanhas Dolomitas, em Trento. Desde o primeiro instante, nem só quem participou pela primeira vez, mas também quem vivenciou muitas Mariápolis, sentiu-se logo construtor da “Cidade de Maria”, vivendo a “Lei da Mariápolis”: o amor mútuo. Até as pessoas da vila pareciam comungar da Mariápolis, tal era o clima que pairava entre todos.

Os mais jovens expressaram a sua alegria por poderem realizar esta Mariápolis junto dos mais velhos, como numa verdadeira família. Tudo parecia ligeiro e profundo ao mesmo tempo.

Uma Mariápolis enriquecida de caminhadas, jogos, momentos de partilha, festa, meditações, experiências de vida, que coroaram o desafio, lançado no primeiro dia a cada um e a todos juntos, de revisitar algumas etapas da vida de Maria. A palavra: “Quero” tornou-se num “jogo” que cada um levou no coração para poder dizer sempre “Sim” como Ela e nasceram novos impulsionamentos para se encarnar a vida da Palavra no quotidiano.

“Para o ano, quero voltar” – concluiu um jovem que participou pela primeira vez; “Retomo com nova coragem o meu empenho em viver este ideal da Unidade”- referiu uma outra participante.

Eis a Mariápolis nas Termas: um pequeno laboratório onde se fez uma experiência de Deus através de Maria.