Comunidades Jovens

Olympics4Unity 2016

No fim-de-semana 9 e 10 de abril realizaram-se em Odivelas as Olympics4Unity 2016, com o envolvimento da comunidade de Lisboa do Movimento dos Focolares.

Foi o “culminar” de um percurso realizado pelos teens4unity, neste último ano, nos seus encontros mensais em Lisboa e em Cascais, vivendo várias etapas como forma de preparação para estes dias.

Os participantes das Olympics4Unity eram cerca de 80, com idades compreendidas entre os 9 e os 17 anos, organizados em 5 equipas que competiam em várias modalidades desportivas. O desafio, porém, era comum a todos: viver a “regra de ouro”. Este tornou-se um propósito constante e uma descoberta para cada um. De facto, as equipas podiam obter dois tipos de prémios: o da competição desportiva e o da “construção da unidade”.

Eram visíveis os gestos de fraternidade, por exemplo, uma das participantes ao ver que a uma colega de equipa lhe doíam os pés porque os ténis já estavam pequenos, dispôs-se a emprestar os seus próprios ténis. De imediato outro elemento da equipa foi ajudar a apertar os atacadores. Com harmonia e tranquilidade continuaram as provas.

São também significativos os comentários dos adolescentes que participaram nas Olympics4Unity:

“Eu gostei muito de estar aqui. Aprendi muitas coisas, dividir as tristezas e as alegrias. Estes dois dias foram muito especiais e nunca me irei esquecer”.

“Foi melhor que as minhas expectativas. Sentiu-se a união entre todos”.

“Gostei como trabalhamos em equipa, sem confusão”.

“Era deste tipo de coisa que estávamos a precisar”.

” Fico feliz pois vejo que muitos encontraram Jesus”

“Neste tipo de actividade é como me sinto feliz, à vontade”

Na sessão de encerramento, onde estavam presentes cerca de 150 pessoas, entre as quais o representante da Câmara Municipal de Odivelas, alguns pais e algumas pessoas da comunidade de Lisboa, era visível a alegria dos participantes e de quem os encontrava com a certeza de terem contribuído para a construção da unidade, através desta ação.