Um pensamento diário, mais breve que um Tweet, uma chamada a “voltar ao presente”, em cada dia com uma nuance diferente:
No site do Passa-Palavra: http://passaparola.focolare.org
Na App para iPhone, iPad, iPod, que pode ser descarregada gratuitamente aqui: http://itunes.apple.com/it/app/passa-parola/id478614030?mt=8
Viver o momento presente sem pressa, recomeçar no momento presente, não deixar fugir o momento presente. Ou então: ter no coração a Vontade de Deus no momento presente, identificar-se com a Vontade de Deus, ou ainda, deixar-se purificar pela Palavra, esforçar-se em viver a Palavra sem compromissos… são alguns exemplos dos Passa-Palavra que acompanham, há mais de quinze anos, os membros do Movimento dos Focolares e todos os queiram.
Foi no ano de 2001 que Chiara Lubich, que naquele momento estava na Áustria, comunicou uma sua experiência, fruto da descoberta da importância de viver o assim chamado “momento presente”, o único que está realmente nas nossas mãos, porque “o passado já não existe e o futuro ainda não chegou”. E desde então, dia a dia, um lema, um micro pensamento espiritual, uma espécie de concentrado que chama especialmente a atenção ao amor concreto a cada irmão ou irmã que passa ao nosso lado.
Podemos considerar isso também uma forma de “Tweet”, mensagens breves e sabedoria essencial, como escreveu Antonio Spadaro, num artigo da revista Civilização Católica, de julho de 2010.
O Twitter, uma rede social que permite enviar mensagens breves (os Tweets, literalmente assobios), tem justamente a característica da rapidez e – lembra ainda Spadaro – “é a sabedoria da reflexão religiosa que acompanhou, durante séculos, o homem ocidental nessa necessidade de sabedoria essencial e extremamente concisa”. No artigo Antonio Spadaro cita várias formas, dos haiku japoneses, às antífonas e salmos, até indicar a “Palavra de Vida“, idealizada por Chiara Lubich e todas as iniciativas semelhantes, que periodicamente pegam num versículo evangélico para concentrar a atenção do cristão sobre o Evangelho inteiro, mas a partir de um determinado ponto”. O Passa-Palavra, um Tweet ante literam? Talvez, mas certamente um sistema que casa bem com as novas tecnologias.
Este Passa-Palavra mundial – em pelo menos 23 línguas nas quais é traduzido – circula através de sms, e-mail, Twitter, Facebook… e é acompanhado por milhares de pessoas.
Passemos palavra!