Este ano a celebração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristão decorreu via zoom, dadas as circunstâncias que enfrentamos, mas, refere a equipa organizadora: “damos graças a Deus por podermos celebrar juntos este momento de oração pela unidade dos cristãos.”
Há já muitos anos que os membros do Movimento dos Focolares da Cidadela Arco-íris, da paróquia de S. Tomé e da igreja Lusitana (comunhão anglicana) preparam um momento de oração conjunto, no âmbito da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Sublinha esta equipa que este momento “É fruto de um relacionamento de cristãos que se sentem irmãos, que se unem na mesma fé e que procuram pôr em prática o Mandamento Novo de Jesus, vivendo um autêntico diálogo de vida.”
Ao longo destes anos outros se associaram a esta iniciativa, nomeadamente da paróquia de S. Mateus também da igreja Lusitana (Vila Franca de Xira) e de outras paróquias da Igreja Católica.
No ano passado aconteceu um novo passo, a rede de movimentos de Juntos pela Europa começou também a participar nesta oração pela unidade. “Assim a família alargou-se a tantos outros”, sublinham a pessoas da organização do evento.
Em 2021, para além do Movimento dos Focolares de várias comunidades e das paróquias da Igreja Lusitana, da Igreja Luterana, entre outros, estão também presentes, neste momento de oração, membros de vários movimentos eclesiais, nomeadamente de: Schoenstatt; Instituição Teresiana, Comunidade Emanuel, Metanoia, Verbum Dei. Equipas de Nossa Senhora, Oficinas de Oração.
Fica aqui o registo deste momento de oração pela Unidade dos Cristãos em 22 de janeiro de 2021.