Comunidades Jovens

Teens in Action em São João da Madeira

O TeensInAction , realizado em S. João da Madeira, durante os dias 6, 7 e 8 de julho contou com a participação de um interessante grupo de cerca de 30 adolescentes, de idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos e ainda cerca de 15 adultos, que organizaram e acompanharam todo o evento. Animados pelo Passa-Palavra diário e com o lema da regra de ouro –  “Faz aos outros o que gostarias que te fizessem a ti”, foram desenvolvidas diversas ações com o objetivo de construir a paz e um mundo mais unido, solidário e fraterno. S. João da Madeira ficou mais colorida pela movimentação, pelas ruas da cidade, dos vários grupos de jovens.

Efetuaram-se visitas a várias instituições (centro de acolhimento,  lar de idosos,  ala pediátrica do hospital) e, em articulação com a técnica de serviço social da Câmara Municipal, foram também realizadas visitas a pessoas que vivem sós, num bairro da cidade. Essas visitas, previamente preparadas, provocaram o entrosamento dos jovens com as crianças e idosos. Todos saíram enriquecidos pela experiência que, para muitos, foi única. Certamente passarão a olhar para estas realidades, sobretudo de isolamento, com “um olhar diferente”, mas, sobretudo, consequente.

Realizaram-se, também, alguns trabalhos de jardinagem no Centro de Educação Integral,  que tão graciosamente os acolheu e cedeu as instalações. Um grupo de trabalho procedeu à arrumação e limpeza no armazém da AMU que garante o funcionamento do Bazar comunitário, a funcionar nesta cidade há já vários anos. A regra de ouro   “Faz aos outros o que gostarias que te fizessem a ti”,  foi escrita num painel com a participação de todos.

Houve, ao longo dos dias, também lugar para momentos desportivos e momentos de partilha extremamente válidos. Uma adolescente, que participou pela primeira vez, nestas ações promovidas pelos teens4unity, afirmou ter sido “um fim-de-semana de “aplausos e sorrisos “, como nunca tinha experimentado.

E porque o futuro está, também, nas mãos destes jovens, aumenta em nós a esperança de um mundo melhor.