Comunidades

Uma tarde deslumbrante…

“Uma tarde deslumbrante… resplandecente de sol… inédita…, onde se sentia a vida de família e a alegria de estarmos juntos!”

Assim se descreve a tarde que, “Passo a Passo pelas ruas do Porto”, o grupo composto por todas as gerações da comunidade do Movimento dos Focolares do grande Porto, percorreu no passado dia 22 de maio.

As palavras do Papa Francisco: “A misericórdia e o perdão não podem ser meras palavras, mas têm de realizar-se na vida diária: amar e perdoar são o sinal concreto e visível de que a fé transformou os nossos corações e nos permite exprimir em nós a própria vida de Deus” foram o mote para o olhar “itinerante” de misericórdia, dessa tarde.

Antes de começar recordaram um escrito de Chiara Lubich, do final dos anos 50, de onde se destacam as palavras: “A caridade mantém-se com a verdade e a verdade é misericórdia pura com a qual devemos estar revestidos dos pés à cabeça, para podermos dizer-nos cristãos”.

Foi com estas realidades no coração que se percorreram as ruas do centro histórico do Porto, com o Prof. Luís Amaral, conhecendo os seus recantos, as suas Igrejas, a sua história e a vida das suas gentes. Tudo isto entrelaçado com alguns dos pensamentos do Papa Francisco sobre a misericórdia!

Conhecer a história do Porto, desde a época medieval, certamente ajuda a melhor conhecer e amar as suas gentes hoje!

Ao meio da tarde a surpresa veio pela mão das crianças, que esperavam o grupo itinerante com um lanche preparado com todo o amor, como muitos referiram: “Um momento inesquecível, onde se via que estavam felizes por DAR! E, realmente deram não só “um saquinho” com um lanche e uma limonada a cada um, mas também a alegria a todos! “