Jovens

A Semana Mundo Unido

Uma proposta dirigida a todos nós, aos jovens do mundo inteiro, às instituições nacionais e internacionais, públicas e privadas, a todos: uma proposta, ou melhor, uma data marcada: A SEMANA MUNDO UNIDO.
Qual é a finalidade? Valorizar as iniciativas que promovem a unidade… a todos os níveis.
Youth for a United World (Jovens por um Mundo Unido), Genfest 1995, Roma

Lançada em 1995, a Semana Mundo Unido (SMU) envolve centenas de milhares de pessoas todos os anos, num amplo leque de atividades e iniciativas com o objetivo de influenciar a opinião pública sobre a possibilidade de uma coexistência pacífica entre pessoas de religiões e culturas diferentes, no pleno respeito pela dignidade de todos os seres humanos e pela identidade de todas as pessoas e comunidades. Diríamos, em resumo, que a Semana Mundo Unido quer evidenciar o caminho da humanidade rumo à fraternidade universal.

A nível local, as propostas são feitas com o objetivo de aumentar a fraternidade nas cidades, nos bairros, nas escolas, nas atividades desportivas, nos locais de trabalho, envolvendo a administração local e nacional, as instituições, associações etc. A nível internacional, as iniciativas visam ajudar e apoiar situações de emergência: vítimas de terremotos, inundações, guerras, pandemias e assim por diante.

Em 2018, nasceu o Pathways for a United World, um percurso que propõe, no período de seis anos, seis caminhos para contribuir para a realizar um mundo mais unido e que se tornou o tema da SMU 2018. Partindo dos desafios do mundo de hoje, o projeto foca-se em cada ano num aspeto diferente da vida humana e social – economia, política, justiça, artes, diálogo intercultural, desporto – promovendo ações, colaborações, estudos e projetos baseados na fraternidade e na reciprocidade. Através dos Pathways for a United World, as inúmeras atividades previstas visam ajudar a alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável previstos na Agenda ONU 2030.

#InTimeForPeace foi o tema de 2019-2020, apresentado durante a Semana Mundo Unido 2020: uma oportunidade para ter como foco os direitos humanos, a paz, a legalidade e a justiça. De 1 a 7 de maio de 2020, a Semana Mundo Unido agregou cerca de 1.000 eventos em mais de 400 cidades de 90 países durante os 7 dias. Devido à pandemia de Covid-19, muitas atividades organizadas com outras associações (webinars, concertos, momentos de oração, seminários, fóruns etc.) foram realizadas online, num total de cerca de 110.000 visualizações.

#DareToCare”, o percurso escolhido para 2020-2021 é também o tema da Semana Mundo Unido de 2021, que incentiva iniciativas direcionadas a promover a “cidadania ativa” através do “cuidar”, da escuta, do diálogo, O desafio é: DareToCare (atreve-te a cuidar).