Comunidades Crianças Jovens

Juntos pela Paz em Torres Novas 2022

O sonho de realizar uma grande iniciativa para a paz já tinha acontecido em Torres Novas em 2019. A equipa Living Peace, organizadora deste evento, conta: “Agora, depois da Pandemia do COVID-19, voltámos a desafiar algumas pessoas, fizemos um grupo de coordenação, inscrevendo ideias e grupos, delineando um plano para um dia que teria de ser fantástico.”

  • TN_JpP_2002_1
  • TN_JpP_2002_2
  • TN_JpP_2002_3
  • TN_JpP_2002_4
  • TN_JpP_2002_5
  • TN_JpP_2002_6
  • TN_JpP_2002_7
  • TN_JpP_2002_8

Foram cerca de cinco mil as pessoas que se uniram pela paz em Torres Novas, na quinta feira dia 22 de setembro, através da iniciativa Juntos pela Paz do Living Peace que envolveu municípios, agrupamentos de escolas e instituições da região (Choral Phydellius, CBESZA, SCMTN, Jardim dos Riachos, Jardim Escola João de Deus, Jardim de Infância de S. Pedro, Academia Júnior, Grupo de Amigos de Avós e Netos, Colégio Andrade Corvo do Entroncamento, CRIT, CRIAL de Almeirim, Unicrisano, Agrupamento de Escolas Gil Paes, Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves, Escola Profissional de Torres Novas, Agrupamento de Escolas de V. N. Da Barquinha, Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalino e Escola Profissional Gustavo Eiffel, Agrupamento de Escolas de Alcanena, paróquias de Torres Novas), e que levou a uma enchente de camisolas brancas da paz, num evento de uma grandiosidade espetacular, com marcha pelas ruas da cidade de Torres Novas (Av. Dos Bombeiros Voluntários, Rua Alexandre Herculano, Avenida Dr. João Martins de Azevedo, terminando no Jardim das Rosas). 

Tudo foi preparado ao pormenor para que nada faltasse, a Proteção Civil montou um dispositivo para todo o evento, envolvendo a polícia e bombeiros, havia água para refrescar e beber dado o calor que se fazia sentir.

A concentração inicial deu-se no Parque Almonda, de onde partiu a marcha pelas ruas, até chegar ao Jardim das Rosas onde estava preparado um grande palco, cadeiras para os idosos, deficientes e crianças mais pequeninas. A animação de todos a partir do palco fez-se com a música “Soka-Soka” que pôs todos a cantar e a dançar, em clima de festa. 

Iniciou-se o espetáculo no palco com o Choral Phydellius com a música que muito tem feito fulgor nestes últimos tempos “We are the World” e logo a seguir “Give Us”. 

Carlos Palma, fundador do projeto Living Peace international, explicou como surgiu no Egipto, numa escola do Cairo, este projeto que se vai alargando a todo o mundo, chegando já a 130 países; depois o representante do Living Peace Portugal, José Gonçalves explicou o que são os Embaixadores de Paz nomeados por esta organização e ali mesmo foi nomeada uma jovem de Oeiras que concluiu a sua formação para desempenhar essa responsabilidade.

A Escola da Barquinha trouxe um grupo de dança moderna composto por 11 alunos, apresentando a Dança pela Paz. Em seguida alguns alunos representando os Agrupamentos Escolares leram mensagens de paz por si preparadas

Também os representantes dos Municípios Parceiros intervieram: Presidente Pedro Ferreira – Torres Novas, Presidente Fernando Freire – V. N. da Barquinha, Vereadora Marlene Carvalho – Alcanena, Presidente António Camilo – Golegã. 

O dia estava brilhante, de um céu azul intenso, o sol brilhando por entre as árvores do jardim, invadido de camisolas brancas alusivas à paz. Os corações palpitavam de alegria, um sentimento de exultação pela experiencia de encontro por um motivo tão nobre. E culminou com a libertação das pombas ao som do Hino da Alegria. 

Foi um acontecimento muito bonito, que ativou sentimentos muito positivos, despertou consciências, ensinou como podemos colorir a nossa cidade e cooperar com as instituições e do qual vários meios de comunicação social deram conta, como por exemplo se pode ver aqui na notícia do jornal Médiotejo.net e de O Mirante

Todos se puderam sentir protagonistas da paz, num trabalho que agora se prolonga no futuro, nos projetos educativos das escolas, nas visitas pedagógicas (de grupos escolares, de catequeses e cidadãos em geral) junto da peça de arte interativa que é o Dado da Paz, que foi instalada e nesse dia inaugurada no Jardim das Rosas, na Avenida Dr. João Martins de Azevedo, em Torres Novas.