Sobre o Collegamento

O que é o Collegamento?

Quando: Nasce em 1980. É dia 11 de agosto, festa de Stª Clara de Assis. Naquele dia, dia do seu onomástico, Chiara Lubich está na Suiça juntamente com um grupo de pessoas que lhe dão os parabéns (os italianos tradicionalmente festejam o dia do Santo do seu nome): é uma festa de família. Cria-se uma comunhão profunda.

Quem: Nos dias seguintes, da casa de Chiara, inicía-se uma cadeia de telefonemas para alimentar a realidade percebida de ser “um único focolar”. Contam-se as novas descobertas da vida da espiritualidade da unidade e as notícias que chegam de todo o mundo.

Como: Naqueles dias descobre-se a existência, na Suiça, do serviço de “conferência telefónica coletiva” e começa-se de imediato a utilizá-lo. Este collegamento, nas semanas seguintes, alarga-se a outras nações, até chegar a todos os países onde existem comunidades dos Focolares.

Porquê: No tempo e com o rápido desenvolvimento das telecomunicações, passa-se da conferência telefónica ao “streaming” e ao satélite, porque, afirmava Chiara, “Uma Obra que tem como ideal a Unidade”, uma família “agora disseminada em todo o planeta” deve partilhar “entre todos, com os meios mais rápidos e adequados”, “alegrias, dores, esperança, projetos”, experimentar “o amor que vai e que volta”, fazer juntos a viagem, “a Santa Viagem” da vida.

Para um mundo unido. Faz-se a experiência intensa e feliz da “unidade e da universalidade” que liga centenas de milhares de pessoas, espalhadas pelos cinco continentes, focadas na fraternidade universal.

Pode ver a transmissão do collegamento em direto no site do  CollegamentoCH e ver também as transmissões anteriores.

Pode também acompanhar a página do Collegamento CH no facebook