
No passado domingo, dia 11 de setembro, na Feira do Livro de Lisboa 2022, foi lançado o Calendário Inter-Religioso “Celebração do Tempo 2023” da Editora Paulinas, que celebra o ano da Juventude e as Jornadas Mundiais da Juventude.
O Calendário Inter-Religioso para o ano 2023 integra o Dado Inter-Religioso da Paz, do Projeto Living Peace. Foi um percurso de elaboração que toda a equipa que preparou este calendário considerou muito interessante e de oportunidades de diálogos e descobertas das sementes do Verbo nas partilhas que se faziam.
A equipa Living Peace conta que: “a ideia de integrar o Dado Inter-Religioso da Paz surgiu por nos sentirmos impelidos pela originalidade da sua idealização que envolveu representantes de 6 religiões. Partilhámos esta ideia com a Professora Drª Lidice Meyer Ribeiro da Universidade Lusófona, que ajuda na coordenação do Calendário Inter-Religioso. A adesão foi imediata, uma vez que a equipa de elaboração do Calendário, estava à procura de algo novo para integrar o Calendário dirigido aos jovens.” Também a Editora Paulinas ficou muito entusiasmada com a ideia do dado, como refere a Irmã Eliete, Diretora das Paulinas: “é um instrumento tão simples, mas altamente eficaz para alcançarmos a Paz que o mundo tanto precisa.”
O Calendário Inter-Religioso “Celebração do Tempo”, nasceu há 21 anos, após os atentados às Torres Gémeas – Nova York em 2001 e tem vindo a ganhar ao longo destes anos, integrantes de várias religiões e confissões religiosas diferentes, bem como representantes do Alto Comissariado para as Migrações.
O lançamento do Calendário, contou com a presença do Pe. Peter Stillwel (do Departamento de Relações Ecuménicas e Diálogo Inter-Religioso do Patriarcado de Lisboa), que integra o projeto, de Carolina Piedade – Embaixadora da Paz Living Peace, de Susana Silva em representação do Movimento dos Focolares e da Drª Sónia Pereira do Alto Comissariado para as Migrações. Estiveram também presentes o Professor Dr. José Eduardo Franco da Universidade Aberta de Lisboa, o Dr. Pedro Vaz Patto – Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz da Conferência Episcopal Portuguesa e Diretor da Revista Cidade Nova, vários Pastores e responsáveis religiosos de confissões religiosas e representantes de religiões que integraram a equipa de colaboração na elaboração deste Calendário Inter-Religioso 2023 “Celebração do Tempo” da Editora Paulinas.