Humanidade

Margaret Karram, a nova presidente do Movimento dos Focolares

A nova presidente do Movimento dos Focolares para o próximo mandato é Margaret Karram. Nasceu numa família católica, em Haifa, Israel, em 1962.

A eleição, para a qual são necessários os votos de pelo menos dois terços dos eleitores presentes, aconteceu domingo, 31 de janeiro, e foi aprovada pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, conforme previsto pelos Estatutos do Movimento.

A nova presidente – que, de acordo com os Estatutos do Movimento dos Focolares, deve ser sempre uma mulher – irá conduzir o Movimento nos próximos seis anos.

Devido à pandemia, a Assembleia Geral do Movimento dos Focolares, que elegeu a nova presidente, está a decorrer inteiramente de forma online. Teve início no dia 24 de janeiro e concluir-se-á no próximo dia 7 de fevereiro de 2021. É a terceira Assembleia Geral realizada após a morte da fundadora, Chiara Lubich.

Participam 359 pessoas, de todo o mundo, representando as diferentes culturas, gerações, vocações, pertenças eclesiais e credos religiosos presentes no Movimento dos Focolares.

Após a eleição da presidente terão lugar, dia 1 de fevereiro, a eleição do co-presidente, que, por Estatuto, deve ser um focolarino sacerdote, e a eleição dos conselheiros que colaboram no governo central do Movimento.

Brevemente será emitido um comunicado de imprensa.

Fonte: focolare.org