teens4unity

Os Teens4unity, os adolescentes do Movimento dos Focolares, são cerca de 150 mil, de 182 países, dos cinco continentes. O objectivo: construir um mundo unido! Dizem:

Sabemos que o Mundo Unido não é uma utopia, mas sim o futuro que queremos construir. É um compromisso que parte de cada um e se  realiza no dia-a-dia, onde vivemos: na escola, na família, com os amigos, nas nossas cidades

O Amor Evangélico é  a sua única força, capaz de mudar o mundo. Procuram vivê-lo, envolvendo nisso os amigos. Vivem a Regra de Ouro: “Fazer aos outros o que gostaríamos que nos fizessem a nós”, um princípio presente na Bíblia, mas também nos livros sagrados de outras grandes religiões. De facto, vivendo esta “regra”, na fidelidade à própria fé, nascem relacionamentos novos que contribuem para a realização da paz e da fraternidade.

Testemunham o Ideal do Mundo Unido através de encontros e atividades nas escolas, de jogos, de iniciativas desportivas, de ações ecológicas, de eventos de todo o tipo… através da música e das palavras, da arte e das ações que desenvolvem, procuram falar deste ideal a todos os seus amigos.

Por esta razão, lançáram o projeto “dAMOs côr à cidade”, através do qual querem colorir os locais mais “cinzentos” dos bairros onde vivem, isto é, aqueles locais onde há mais pobreza, solidão, marginalidade. Deste modo, querem contribuir para que cada cidade se torne uma “casa para todos”. Nestas ações envolvem não só outros adolescentes, mas também adultos, famílias e instituições.

O projeto Schoolmates, que desenvolvem, é uma rede entre escolas de vários países, em que diversas turmas se correspondem, promovendo um intercâmbio de culturas e de iniciativas em vista da construção de um mundo unido.

Os teens4unity de todo o mundo têm também um ponto de encontro diário: o “time-out” – um minuto de silêncio ou de oração pela PAZ ao meio-dia de todos os fusos horários do planeta.

Vivem a Cultura do Dar partilhando o que têm (bens materiais, talentos, tempo…) com os outros adolescentes, como numa família: quem tem mais partilha com quem necessita. Realizam inúmeras atividades, como as Feiras Primavera, que ajudam a sustentar os “Projetos Dar” – pequenas iniciativas realizadas em vários países do mundo, em favor de adolescentes mais pobres ou o run4unity e o Living Peace que provome uma cultura que acredita que juntos é possível construir a Paz.

Pode acompanhar os teens4unity no Facebook