Humanidade

O Papa Francisco visitará Loppiano

A alegria dos Focolares nas palavras da presidente Maria Voce.

Chega de surpresa a notícia da visita do papa Francisco a Loppiano, cidadela do Movimento dos Focolares, prevista para o dia 10 de maio de 2018. Será recebido pela presidente dos Focolares Maria Voce, juntamente com o superior eclesiástico do local, D. Mario Meini, bispo de Fiesole.

“Esta notícia surpreendeu-me e deu-me uma profunda alegria”, comentou de imediato Maria Voce. “É uma grande honra para o Movimento dos Focolares acolher um papa entre nós, numa das nossas cidadelas. Mas é sobretudo um estímulo para intensificar o empenho em viver o amor e a unidade, enraizados no Evangelho. É este sopro de evangelho vivido que desejamos que o papa Francisco possa encontrar, ao chegar a Loppiano. E agora que a notícia começa a difundir-se nas comunidades do Movimento, esta alegria e este empenho serão compartilhados no mundo inteiro”.

Loppiano é a primeira das cidadelas dos Focolares, nascida em 1964 nas colinas toscanas perto de Florença (Italia). Atualmente conta com cerca de 850 habitantes: homens e mulheres, famílias, jovens e adolescentes, sacerdotes e religiosos, de 65 países dos cinco continentes. Mais da metade dos seus habitantes reside ali permanentemente e os restantes estão a frequentar uma das 12 escolas internacionais que ali existem e que prevêem uma permanência de 6 a 18 meses. A composição internacional e multicultural de seus habitantes, que vivem a lei do amor recíproco, faz de Loppiano um laboratório de convivência entre pessoas de diversas idades, condições sociais, tradição, cultura e crença religiosa.

 

Fonte: Site Internacional dos Focolares