Jovens

Semana Mundo Unido 2015

smu2015_logo

Semana Mundo Unido, promovida pelos Jovens para um Mundo Unido, é uma oportunidade para propor às instituições iniciativas de fraternidade e incidir sobre a opinião pública nos países em que se desenvolve. Esta é uma experiência que aguarda o reconhecimento oficial da ONU.

Em Portugal a Semana Mundo Unido 2015 decorreu de 1 a 10 de Maio com o tema do diálogo inter religioso: “Diálogo a 360º: Conhece, Vive, Partilha”, reconhecendo a potencialidade das diferentes religiões no que respeita à dignidade humana e aceitação da diversidade. Um diálogo que, baseado antes de mais num conhecimento da própria identidade e do outro, se transforma em ações numa mensagem precisa:

podemos construir juntos o futuro das nossas comunidades com o que podemos trazer de positivo e construtivo das nossas diferentes identidades.

A Semana Mundo Unido (SMU) foi constituída por vários eventos independentes e unidos no propósito de serem expressão da fraternidade universal como luz para o mundo, com particular atenção ao tema desta SMU “Diálogo a 360º: Conhece, Vive, Partilha”. Existiram 3 momentos fundamentais:

Conhece”: a convivência ou a coexistência não é suficiente e exige um conhecimento profundo de si e do outro.

Vive”: o diálogo é fraternidade quando se transforma em ações concretas.

Partilha”: a riqueza de um diálogo está na diversidade de ideias, experiências e costumes partilhados. Isto significa irmos ao encontro dos que são diferentes de nós dando algo nosso para gerar um enriquecimento recíproco.

A Semana Mundo Unido realiza-se anualmente, desde 1996, sempre com uma proposta às cidades, às instituições, para a promoção da unidade e da paz a todos os níveis. É promovida pelos jovens, mas dirige-se a todas as pessoas sensíveis aos mesmos princípios e objetivos.

SMU_2015_Cartaz