Humanidade

Campanha de angariação de fundos de apoio à população Ucraniana

Foto: © Caritas-SPES Ucrânia

A AMU Portugal associou-se à campanha extraordinária de angariação de fundos de apoio à população ucraniana, lançada pela Coordenação de Emergências do Movimento dos Focolares, que já conta com a participação da organização não-governamental Azioni per un Mondo Unito ONLUS (AMU Itália) e Azione per Famiglie Nuove Onlus – AFN (Associação Famílias Novas – Itália)

Fruto de um acordo com a Caritas-Spes Ucrânia, localizada em Kiev e que está a prestar assistência à população, todas as contribuições recebidas pela AMU Portugal, AMU Itália e AFN serão destinadas a esta parceira local.

Pode contribuir através de transferência bancária para a seguinte conta, colocando a referência “Emergência na Ucrânia”:


AMU Portugal – Ações para um Mundo Unido
IBAN: PT50 0033 0000 0016 9256 8530 5
Código SWIFT/ BIC: BCOMPTPL


Pode também fazer-se doação online nas seguintes páginas:
AMU Itália – Azioni per un Mondo Unito ONLUS
www.amu-it.eu/dona-online-3/
Azione per Famiglie Nuove Onlus
www.afnonlus.org/dona/

Partilhamos em baixo mais detalhes sobre a situação no terreno e a aplicação destas contribuições:

“O compromisso da Caritas-Spes é oferecer abrigo seguro, alimentos, medicamentos e produtos de higiene, bem como apoio psicológico a cerca de 500 mães com crianças deslocadas e alojadas nos seus centros. Mais de 2500 pessoas estão também a receber ajuda através da Caritas paroquial e de 14 cantinas que permanecem ativas nas áreas de Kiev, Lutsk, Berdiansk, Kamenets-Podolsky, Zhytomyr, Kharkiv, Lviv, Odessa, Vinnitsa, e em várias cidades da Região Transcarpathiana.

As imagens da guerra na Ucrânia que chegam diariamente dos meios de comunicação internacionais e os testemunhos dos nossos representantes na região, como Mira Milavec, uma focolarina eslovena que vive na Ucrânia e colabora com a Caritas-Spes, descrevem o estado de emergência de uma população sitiada, indefesa face aos bombardeamentos, amontoada ao longo das rotas para chegar às fronteiras ou em caves e abrigos onde foram colocadas camas improvisadas à espera de uma refeição quente, água potável e eletricidade.

Na fronteira com a Polónia, a linha de pessoas desesperadas que querem atravessar a fronteira atinge dezenas de quilómetros. A Caritas-Spes Lviv organizou assistência específica especialmente para mães que tentam fugir com crianças, mesmo muito pequenas, nos seus braços. Para elas, tudo é necessário, especialmente água quente para poder preparar comida para bebé ou mudar fraldas.

Em Odessa, sob ataque, estão a ser criados abrigos, mesmo debaixo da catedral, todos pontuados pelo som de sirenes que anunciam a chegada do perigo ou a sua cessação temporária. Em Vinnitsa, um psicólogo está a organizar encontros de formação online para voluntários e operadores sobre ajuda psicológica que podem prestar em situações stressantes como esta: mais de 120 pessoas já assistiram à primeira.

Atualmente, esta recolha de fundos já atingiu 100.000 euros e já foi efetuada uma primeira entrega de fundos no local.

Estamos também a avaliar a possibilidade de apoiar os custos de acolhimento dos muitos refugiados ucranianos que chegam aos países vizinhos, como a Eslováquia e a Polónia, acolhidos pela generosidade das famílias locais que lhes estão a abrir as suas casas.”