Humanidade

“Chiara Lubich Cidade Mundo” Visita Virtual

A exposição “Chiara Lubich Cidade Mundo”, inserida nos eventos do Centenário de nascimento de Chiara Lubich, em LeGallerieTrento, Trento – Itália, sua cidade natal, que apresenta um percurso entre história, vida, imagens, cores e que oferece uma ocasião de “encontro” com Chiara Lubich, a fundadora do Movimento dos Focolares, foi, dia 13 de maio, aberta a visitas virtuais. Pode visitar-se a exposição, via online: em italiano ou em inglês.

A data do lançamento da exposição virtual é significativa. No dia 13 de maio de 1944 a história de Chiara Lubich entrelaçou-se de modo significativo com a da sua cidade. Aquele dia, quando Trento sofreu o segundo grande bombardeamento, assinalou uma reviravolta para o nascente Movimento dos Focolares. Entre as pessoas evacuadas da cidade para o bosque “Gota de Ouro”, pelo facto da casa ter sido atingida, estava também Chiara Lubich. “Daquela noite – escreverá anos depois – passada ao ar livre, deitada no chão juntamente com os outros, lembro só duas palavras: estrelas e lágrimas. Estrelas, porque ao longo das horas as vi passar todas sobre a minha cabeça; lágrimas porque chorava, entendia que não podia deixar Trento com meus familiares que tanto amava. Eu já via, nas minhas amigas, o movimento que estava nascendo, não poderia abandoná-las. E pareceu-me que o Espírito Santo, para me fazer entender a Sua vontade, me sugeria palavras que eu tinha aprendido na escola: ‘Omnia vincit amor’, o amor vence tudo”. Na manhã seguinte Chiara comunicou aos seus pais a decisão de ficar em Trento e, pouco depois, com suas primeiras companheiras, iniciou o primeiro focolare.

A pequena casa que hospedou o primeiro focolare é uma das etapas do percurso virtual “Chiara Lubich Cidade Mundo”, que acompanha o visitante desde o nascimento da fundadora dos Focolares, em 1920, até a atual expansão mundial do Movimento.