Família

“Formato Famiglia”, uma proposta

Foi em Loppiano, de 18 a 25 do passado mês de abril, que se deu início à primeira experiência do projeto “Formato Famiglia” promovido pelo Movimento Novas Famílias. Este projeto consiste na possibilidade de frequência, por breves períodos, de famílias de todo o mundo na cidadela internacional de Loppiano onde está sediada a Escola Internacional de Famílias Novas – Escola Loreto.

Durante a semana Pascal, cerca de cinquenta pessoas de todo o mundo, adultos e crianças, puderam pôr em prática a vida do Evangelho em Família com as Famílias da Escola Loreto. 

A Escola Loreto é um projeto de acolhimento em regime anual que pretende dar a oportunidade a todas as famílias de fazerem uma experiência de “paragem evangélica”e dedicação à família. Além disso é uma escola de educação de unidade e abertura para todo o mundo da família. A internacionalidade e a imersão a tempo inteiro na Escola Loreto tornam-na numa experiência única de crescimento e intercâmbio não só na própria família, como entre as famílias provenientes de todo o mundo que ali escolhem fazer “escola”, experimentando assim que a fraternidade e o diálogo são possíveis e edificantes.

O programa “Formato Famiglia”  pretende ser uma resposta a realizar-se de tempos em tempos e adaptada às necessidades das famílias envolvidas (por exemplo: conhecer Loppiano e a escola Loreto, o Movimento Famílias Novas ou o Movimento dos Focolares, momentos de diálogo e partilha com os casais que compõem a escola e com a equipa de acompanhamento da mesma, temas de aprofundamento ligados à relação em casal ou assuntos ligados à fé e religião, promoção de momentos de relax e visitas turísticas, etc). 

Para 2019, ano experimental de “Formato Famiglia”, preveem-se outros períodos nomeadamente:

– de 1 de julho a 25 de agosto de 2019 (possivelmente períodos de 1 semana ou mais);

– de 28 de dezembro de 2019 a 6 de janeiro de 2020 (dias à escolha da família).

O projeto “Formato Famiglia” nos próximos anos prevê:

– aumentar o número de temporadas de acolhimento das famílias;

– ativar cursos/seminários de curta duração, sobre temas relacionados com a família, abertos a todos, com a possibilidade de apoio do Instituto Universitário Sophia;

– Ampliar a equipa de acolhimento de famílias a nível internacional.

Espera-se assim que deste modo, tanto a escola de Loreto como toda a Cidadela de Loppiano, se tornem cada vez mais um ponto de formação e crescimento para muitas, muitas famílias.

Para reservas e informações, escrever para: formatofamiglia@loppiano.it

Fonte:www.loppiano.it