Humanidade

Mensagem de Maria Voce, Presidente do Movimento dos Focolares – Centenário do nascimento de Chiara Lubich

Hoje é dia 22 de janeiro de 2020.
Há 100 anos, no dia 22 de janeiro de 1920, nascia Chiara Lubich.
Hoje, sobe ao Céu um hino global de gratidão pela graça imensa que Deus fez ao mundo com o nascimento de Chiara.

Chiara: uma mulher que viveu para que, no mundo, todos se voltem a descobrir como irmãos e que se possa construir a família dos filhos de Deus, unida pelo amor recíproco. E fê-lo dia após dia, tecendo relacionamentos com todas as pessoas que encontrou, sem se deixar deter por nenhuma diferença de cultura, de religião, de sexo, de etnia, de idade. Porque estava convencida que Deus é Pai de todos e que, portanto, todos os homens e todas as mulheres são irmãos e irmãs.
Penso que a sua mensagem de unidade é, ainda hoje, de extrema atualidade e é importante, porque emergem continuamente correntes de interesses particulares e de divisões, surgem sempre novos muros e novas fronteiras. E vejo que é urgente realçar o nosso único objetivo, único para todos: viver e agir para construir um mundo diferente daquele em que vivemos, um mundo unido, segundo a visão de Jesus: “Que todos sejam um”.

É este o sentido de: “Celebrar para encontrar”, o lema que escolhemos para as comemorações deste Centenário.
Não queremos fazer uma memória nostálgica de Chiara, mas encontrar Chiara, encontrá-la viva no espírito que nos transmitiu, viva no Movimento que fundou, viva nos seus inúmeros seguidores espalhados por todos os cantos da Terra.
Por isso, convido todos os que um dia se encontraram com Chiara e com o seu carisma – quer estejam, ou não, em contacto com o nosso Movimento – a viver o que talvez seja a nossa característica principal: ser pessoas capazes de criar relacionamentos, de acolher os outros sem preconceitos, sem ideias preconcebidas, sem esquemas, sendo pontes entre as pessoas.

Festejemos este aniversário de Chiara. Continuemos a difundir a sua mensagem, o seu grande sonho de unidade, festejemos e façamo-lo todos juntos – Chiara vê-nos e quer-nos unidos – participando dos vários eventos que se realizarão no mundo inteiro. E, especialmente, em todos os que se irão realizar em Trento, a sua cidade natal, e no Centro Internacional do Movimento, aqui em Rocca di Papa.
Saibam que esperamos com alegria por todas e por todos e que são bem-vindos!

Mensagem de Maria Voce por ocasiao do Centenario do nascimento de Chiara Lubich – PDF