Humanidade

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2020

Texto internacional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2020. (PDF para download)

Desde há 112 anos que, de 18 a 25 de janeiro, se celebra a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, uma iniciativa ecuménica instituída em 1908 pelo Rev. Paul Wattson, em Graymoor (Nova Iorque), entre a festividade da cátedra de São Pedro e a da conversão de São Paulo. No hemisfério sul, por outro lado, celebra-se nas proximidades do Pentecostes.

A iniciativa teve um preâmbulo em 1740, na Escócia: um pregador evangélico-pentecostal convida para um dia de oração pela unidade. O mesmo convite é dirigido pela primeira assembleia dos bispos anglicanos em Lambeth (1867) e pelo Patriarca ecuménico de Constantinopla, Joaquim III (1902). Em 1894, também o Papa Leão XIII encoraja uma “Oitava de oração pela unidade”. A Igreja católica, com o Concílio Vaticano II, evidencia a oração como alma do Movimento ecuménico.
Em 1966, o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e a Comissão Fé e Constituição do Conselho Ecuménico das Igrejas estabelecem preparar em conjunto os textos oficiais para a Semana de oração, trabalho confiado, há mais de trinta anos, a um grupo ecuménico local sempre diferente.
Os materiais para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2020 foram preparados pelas Igrejas cristãs em Malta e Gozo (Cristãos Unidos em Malta).