No Genfest, encontro mundial dos jovens do Movimento dos Focolares em Manila (Filipinas), que reúne milhares de jovens de todo o mundo, entre os quais jovens portugueses, falar-se-à das fronteiras pessoais, sociais, políticas e de como superá-las. O evento irá decorrer de 6 a 8 de julho e será transmitido em direto pela internet via:
Site internacional dos Jovens para um Mundo Unido: http://www.y4uw.org/live
Facebook: www.facebook.com/genfest/ ou @genfest
Twitter: https://twitter.com/genfest_en ou @genfest_en
Instagram: www.instagram.com/genfest.official/
Youtube: genfest-official ou https://www.youtube.com/c/GenfestOfficial
Horários das transmissões (hora de Lisboa, GMT +1):
6 de julho: 9h00-11h30 (Programa da sala) e 13h00-14h45 (Acolhimento da Asia)
7 de julho: 10h45-11h45 (Time Out) e 13h00-14h45 (Concerto internacional)
8 de julho: 3h30-6h00 (Programa da sala)
Collegamento TRANSMISÃO ESPECIAL Genfest 2018 Domingo 8 de julho – 19h00 (hora de Lisboa, GMT+1)
Defesa das fronteiras, negações forçadas, alianças entre estados para proteger as identidades nacionais e económicas, cotas humanas para controlar os fluxos migratórios. O que há por detrás dessas que se tornaram palavras-chave nestes últimos dias?
“Frequentemente o medo é a mãe de todas as barreiras e atitudes protecionistas”, explica Maria Voce, presidente do Movimento dos Focolares. “E para os jovens essa não parece ser a solução definitiva. Eles acreditam que as fronteiras são horizontes, pontos de partida, diversidade com as quais se enriquecem.”
É por isso que os jovens do Movimento dos Focolares escolheram para o seu próximo evento mundial, que ocorrerá em Manila de 6 a 8 de julho, o tema das fronteiras, como diz o título:
“Beyond all borders” (além de todas as fronteiras).
É um convite a uma mudança de perspectiva corajosa ao olhar para os povos, culturas e economias; uma inversão necessária, dizem, nestes tempos de exasperação das particularidades e contrações sociais.
Nascido em 1973, de uma ideia de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, o Genfest chega neste ano à sua 11ª edição e, pela primeira vez, ocorrerá fora da Europa, na capital filipina. São esperados 6.000 jovens do mundo inteiro e outros milhares participarão nas 23 edições locais.
“Escolhemos a Ásia porque seis em cada dez jovens no mundo vive lá”, explica Kiara Lauren, filipina, dos Jovens para um Mundo Unido do Movimento dos Focolares, promotores do evento. “Apesar dos problemas e da diversidade socioeconómica, este continente fala ao mundo de esperança e vontade de mudar. Não nos identificamos com esse contexto geopolítico internacional que muitas vezes sacrifica povos inteiros para favorecer uma elite. Queremos levar cada indivíduo e as nossas nações a olhar para fora do próprio perímetro pessoal, cultural, religioso, político, para encontrar os outros e deixar-se ‘contaminar’ pela diversidade. O Genfest será um laboratório único para o mundo: os participantes vão encontrar os instrumentos para poder fazer uma mudança em si mesmos e nos próprios ambientes, para passar – como recentemente o papa Francisco nos convidou em Loppiano – ‘do eu ao nós’.”
O programa: partilhar e trabalhar
Os testemunhos terão grande espaço: o empenho conjunto de jovens dos Estados Unidos e mexicanos na fronteira dos seus países, gestos de ajuda e reconciliação em situações de conflito em África e no Médio Oriente, atividades de apoio a populações em campos de refugiados e acolhimento nas cidades, o empenho por um novo modo de fazer política, o diálogo entre diferentes religiões, etc.
Na tarde de 7 de julho, o Genfest propõe a ação Hands for Humanity: os jovens poderão escolher dentre 12 atividades de solidariedade, acolhimento e requalificação urbana que serão desenvolvidas em diversos pontos de Manila. O objetivo é experimentar que pequenos gestos podem mudar a realidade ao redor de cada um, além de recolher ideias que podem ser levadas e imitadas nos seus próprios países.
ExpLo e Forum: aprender e experimentar a paz
Também haverá a Explo, acrónimo composto pelas palavras “Exposition” e “Exploration”: trata-se de uma mostra interativa que conduz o visitante a uma experiência sensorial imersiva na história da humanidade, contada na perspetiva da fraternidade universal: “Portanto, não a história como a conhecemos”, conta Erika Ivacson, artista húngara curadora da mostra, “feita de guerras, conquistas, armistícios. Contaremos o que permitiu que a humanidade progredisse do ponto de vista da paz, amizade entre pessoas, povos e culturas. A última etapa será totalmente dedicada à pergunta: e eu, o que posso fazer?”.
Haverá 110 fóruns e workshops sobre temas chave para a construção de sociedades abertas e solidárias: das técnicas de limpeza urbana e cuidados com o território, às formas de imprensa social, à gestão dos conflitos pessoais e políticos, ao uso dos médias para a paz e muitos outros.
Para acompanhar o Genfest 2018
Será possível acompanhar, como referido acima, a transmissão ao vivo em inglês, com traduções para o francês, italiano, português e espanhol, através do site internacional dos Jovens para um Mundo Unido: http://www.y4uw.org/live
Horários das transmissões (hora de Lisboa, GMT +1):
6 de julho: 9h00-11h30 (Programa da sala) e 13h00-14h45 (Acolhimento da Asia)
7 de julho: 10h45-11h45 (Time Out) e 13h00-14h45 (Concerto internacional)
8 de julho: 3h30-6h00 (Programa da sala)
Média oficiais do evento:
Facebook: www.facebook.com/genfest/ ou @genfest
Twitter: https://twitter.com/genfest_en ou @genfest_en
Instagram: www.instagram.com/genfest.official/
Youtube: genfest-official ou https://www.youtube.com/c/GenfestOfficial
Collegamento TRANSMISÃO ESPECIAL Genfest 2018 Domingo 8 de julho – 19h00 (hora de Lisboa, GMT+1)