Jovens

Pré-Genfest 2018 – em prol da fraternidade universal

400 jovens provenientes de várias partes do mundo, entre os quais um grupo de jovens de Portugal, estão a participar, de 28 de junho a 5 de julho, de uma semana densa de ações de solidariedade e iniciativas no rastro da interculturalidade, para entrar no espírito do Genfest 2018, “Beyond all borders” (além de todas as fronteiras).

Nas periferias de grandes metrópoles ou em pequenas aldeias rurais, em bairros marginalizados e periféricos, em orfanatos ou prisões, ou ao longo de uma praia turística em ação ecológica de limpeza, sempre em contato direto com a população local. Quatrocentos jovens estão a preparar-se assim, em vinte localidades diferentes do Sudeste Asiático, para o Genfest 2018, que abrirá portas dia 6 de julho no “World Trade Center” de Manila, com workshops distribuídos em diversas universidades da grande cidade filipina. Uma semana de empenho social e de intercâmbios no rastro da interculturalidade, que antecipa o espírito de uma manifestação da qual participarão seis mil jovens de várias partes do mundo. Uma grande oportunidade para experimentar concretamente o derrubar das fronteiras, antes de tudo as culturais, e para interagir com pessoas de culturas e religiões diferentes. Tudo isto é o “pré-Genfest”.

Esta semana de “pré-Genfest” terá um impacto indelével na vida dos jovens que aqui estão, porque a construção de um mundo unido começa sempre com ações concretas, como disse recentemente, durante a sua visita a Loppiano, no dia 10 de maio passado, também o Papa Francisco: “é preciso treinar para usar, juntas, as três linguagens: a da cabeça, a do coração e a das mãos”. Este é um elemento fundamental na formação das novas gerações. Na mesma ocasião, o Papa convidou o Movimento dos Focolares para se colocar “a serviço de todos, com o olhar que abraça toda a humanidade, começando por aqueles que de algum modo estão relegados às periferias da existência”.

Quando chegarem a Manila para o Genfest, estes jovens já terão experimentado em pequena escala o que significa “fraternidade universal”, porque o mundo unido precisa das mãos de todos. Aí sim, será uma verdadeira “experiência de Deus”. E este é o objetivo para o qual nasceu o Genfest».

Do grupo de portugueses que está no pré-Genfest chegaram, para além das  fotografias, os vídeos que aqui ficam, em jeito de diário:

#1 de julho 2018

#2 de julho 2018

#3 de julho 2018

O Genfest 2018 será transmitido em direto pela internet via:

Site internacional dos Jovens para um Mundo Unido: http://www.y4uw.org/live
Facebook: www.facebook.com/genfest/ ou @genfest
Twitter: https://twitter.com/genfest_en ou @genfest_en
Instagram: www.instagram.com/genfest.official/
Youtube: genfest-official ou https://www.youtube.com/c/GenfestOfficial

Horários das transmissões (hora de Lisboa, GMT +1):
6 de julho: 9h00-11h30 (Programa da sala) e 13h00-14h45 (Acolhimento da Asia)
7 de julho: 10h45-11h45 (Time Out) e 13h00-14h45 (Concerto internacional)
8 de julho: 3h30-6h00 (Programa da sala)

Collegamento TRANSMISÃO ESPECIAL Genfest 2018 Domingo 8 de julho – 19h00 (hora de Lisboa, GMT+1)