Comunidades Jovens

Ser mais Cidade – Viseu

Muda o teu coração, muda o mundo! | Change your heart, change the world

Este ano os Jovens para um Mundo Unido decidiram participar na Semana Mundo Unido visitando Viseu e fazer, com a comunidade local, fragmentos concretos de fraternidade:  Ser Mais Cidade.

Chegaram dia 28 de Abril à paróquia do Viso, tinham um objetivo para todo o fim de semana : Viver a Regra de Ouro: “Faz aos outros o que gostarias que te fizessem a ti…”

Dividiram-se em grupos e foram até às periferias. Visitaram duas prisões onde, contam: “vivemos momentos comoventes na partilha de experiências inesquecíveis. No final da visita entregaram-nos o que lhes ocorria mais profundamente: Por favor rezem por nós!”

E continuam: “Tínhamos preparado canções, jogos, mas foram eles, que sentimos como irmãos, que nos superaram com os vários talentos: cantaram para nós. Estando já cá fora continuamos a ouvi-los cantar. Foi a resposta de que aquele momento permaneceu”.

Um outro grupo que esteve num evento muito especial, com pessoas portadoras de várias deficiência e que, por esse motivo, frequentemente são excluídas da sociedade, contou: “Com lágrimas nos olhos escutamos uma mãe que acompanhou o seu filho até ao fim, com a fé firme de que tudo era amor de Deus, continuando a lutar sem deixar de amar”.

Um elemento deste grupo disse, ainda: “Com os deficientes… os testemunhos de fé foram avassaladores – percebi a dimensão  que a fé pode ter em cada situação”.

Chegada a hora do lanche conversou-se e jogou-se com todos, num ambiente de família.

O grupo que visitou o lar de idosos, disse também: “fizémos a experiência da Ressurreição. Depois de canções, adivinhas, provérbios e danças,  os rostos transformaram-se e foi um novo respiro”.

A noite terminou numa vigília de oração juntamente com jovens que celebravam os 70 anos da chegada dos Combonianos a Portugal.

O dia seguinte, domingo, foi reservado para uma visita especial ao convento de Clausura das Irmãs Concepcionistas de Santa Beatriz. “Foi um ponto alto, um momento de Deus, percebi que cada uma é um canal de Deus que através da oração jorra graças para toda a humanidade”; “…ver a perseverança das irmãs, foi um exemplo para que também eu no desígnio de Deus sobre mim seja tão perseverante e decidida como elas.” – comentaram os jovens no final desta visita.

À noite fez-se festa com a comunidade da Paróquia do Viso.

Antes de partir houve tempo, ainda, para conhecer a cidade, neste ano em que “Viseu é a cidade da visita”. Para isso, os participantes de Ser Mais Cidade 2017 fizeram um  pedipaper que terminou no Paço Episcopal, onde foram calorosamente acolhidos pelo Bispo D. Ilídio Pinto Leandro.

Depois desta experiência partiram para “incendiar o mundo com a fraternidade”, levando também alguns dos ecos daqueles com quem se encontraram na cidade:

“Reconheço em vocês uma outra humanidade.”

“Tudo o que vivemos aqui podemos levar para a nossa vida!”

“… Somente o amor ao outro nos faz ver o quanto pequenos gestos, sendo de amor, se eternizam…”