Comunidades

Dia da Catequese da Arquidiocese de Braga

Realizou-se no passado dia 9 de Setembro o dia do catequista na arquidiocese de Braga, que decorreu na cripta da Basílica do Sameiro.

Estavam presentes cerca de dois mil catequistas. A comunidade de Braga do Movimento dos Focolares esteve presente com um grupo de vinte e cinco elementos de todas as gerações, participando com contributos em vários momentos do programa, desde a Oração da Manhã, que foi presidida pelo Cónego Luís Miguel Rodrigues, até ao final do dia, intervindo e animando com várias canções: “Toda a Vida é um Dom”, no início e antes da leitura de um trecho do Evangelho segundo S. Lucas, que fala de amar os inimigos, a cançao “Fica Junto a Nós”, sendo conhecida da assembleia, teve grande participação desta.

Foi apresentado a todos o Dado do Amor. Depois “entrou” pelo fundo da cripta um enorme Dado do Amor, com um metro de aresta que avançou impulsionado pelas pessoas da assembleia, até ao altar. Uma criança e um Jovens contaram algumas experiências, explicando como fazem para viver a Arte de Amar.

Um texto de Chiara Lubich sobre a arte de amar inspirou o momento seguinte: foi lançado o dado, mostrando-se a todos a face que saiu: “Amar os inimigos” e toda a assembleia foi convidada a viver aquele dia segundo este ponto.

No final muitos dos participantes (catequistas) quiseram levar um Dado do Amor para usar na catequese e até em casa, sublinhando que este dado é uma forma muito pedagógica de contribuir para que adolescentes e crianças vivam o mandamento novo de Jesus: Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei.