Comunidades Crianças

Desalojaram Jesus – gen4 em Faro

“Este mundo rico ‘apoderou-se’ do Natal e tudo o que o rodeia, e ‘desalojou’ Jesus!” Estas são palavras fortes que Chiara Lubich escreveu há alguns anos atrás e que continuam a ser de uma grande atualidade.

Desde então, e em resposta a este repto da fundadora do Movimento dos Focolares, em diversos países, as crianças deste Movimento saem às ruas na época natalícia para levarem figuras do Menino Jesus às pessoas nas ruas, nos centros comerciais, nas praças, e anunciar a todos o verdadeiro sentido do Natal. A esta ação chamaram “Desalojaram Jesus”.

Os preparativos começaram em novembro, com a confeção de pequenas esculturas de Menino Jesus em gesso, a escolha das palhinhas, a preparação da mensagem “Desalojaram Jesus” que acompanha cada imagem… e Jesus começou a adormecer em muitas manjedouras feitas com carinho pelas mãos das crianças do Movimento dos Focolares (os Gen4) e da Paróquia de São Pedro, com a ajuda dos pais, catequistas e muitos voluntários.

Até que na tarde de 15 de dezembro, com a cidade de Faro cheia de turistas nas ruas que andavam para lá e para cá ou sentados nas esplanadas, cerca de 30 crianças repetiam a pergunta – “Gostaria de levar Jesus para sua casa?”.

A surpresa era geral; mesmo se para alguns a primeira reação era evitar, outras pessoas deixavam transparecer a alegria que aquele gesto as fez sentir. Alguns dos que se cruzavam com estas crianças, expressavam como aquele gesto de amor particular rompeu a solidão que preenche tantos dos seus dias.

Já as crianças mostravam como estavam comprometidas e seguras em oferecer Jesus, interpelando até alguns turistas que não falavam português e que não os conseguiam compreender plenamente. Mas também estes não ficaram indiferentes e emocionaram-se com o gesto das crianças e as palavras da mensagem que traziam.

Naquela tarde, a baixa de Faro ficou repleta de pequenos meninos Jesus trazidos nas mãos de quem passou por estas crianças, que estavam certas de que Jesus conseguiu nascer em muitas casas de Faro.

Com esta ação, para além da missão de levar o Verdadeiro Natal a cada um, as crianças recolhem também doações para alguma causa social. Este ano, as doações recebidas foram destinadas à Cáritas para o projeto que leva a cabo atualmente na Venezuela – Nutrir com Esperança – e para projetos do Movimento dos Focolares direcionados ao apoio de crianças Sírias.