Cidadela Jovens

Juntos Superamos Limites – passo a passo

Jovens de norte ao sul do país reunem-se na Cidadela Arco-Íris para mais uma edição da iniciativa que os Jovens para um Mundo Unido do Movimento dos Focolares realizam no dia 1 de Maio. Este ano: “Juntos superamos limites” é a proposta feita a todos para mudarmos de perspetiva, para arriscarmos superar os nossos limites e abraçarmos as diferenças, construindo pontes entre nós. Só juntos podemos criar um mundo mais unido! Só juntos superamos limites!

O programa inicia com a chegada dos participantes em clima de festa e grande alegria!

Os limites dividem povos, culturas e países. Distanciam as pessoas e geram conflitos difíceis de sarar.
Superar os limites que nos separam e trabalhar na construção de pontes nos vários âmbitos da sociedade é o mote que os Jovens para o Mundo Unido escolheram para este dia.
Em 2018, através da partilha de ideias, projetos, músicas, testemunhos e Laboratórios de Fraternidade, os jovens pretendem demonstrar que o mundo fraterno já está a ser construído.

 

Laboratórios de Fraternidade em ação:

 

Juntos superamos os limites das regras desportivas – O mundo do desporto vive de uma dualidade, se por um lado promove a saúde e o bem-estar, por outro é muitas vezes palco de inimizades e violência. No entanto, sabemos que este se pode viver de forma saudável e positiva, contribuindo para o crescimento integral da pessoa, onde se promove a paz e um mundo mais unido. Será que podemos ter novas regras que nos ajudem a olhar para o desporto de forma positiva? Experimentar jogar com novas regras e construir um mundo melhor!

 

Juntos superamos os limites… A Paz não tem limites – A paz pode parecer um ideal distante e inatingível. Podemos até perder a coragem pois não vemos os resultados de nossas ações… Mas um dia, no Egipto, um professor desafiou os seus alunos conflituosos a jogar ao “Dado da Paz” e, para sua própria surpresa, criou um projeto que, rapidamente, chegou a vários países do mundo e educa para a paz. Experimentar e edificar juntos a paz!

Juntos superamos os limites da indiferença cívica – A cidadania traduz-se numa atitude e num modo de estar em sociedade que tem como referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social. Sentes um apelo a fazer mais pela sociedade em que vivemos? Então vem superar o limite da Indiferença Cívica. Construir um mundo melhor!

Juntos superamos os limites de ser difícil aprender – Haverá apenas uma maneira de aprender as coisas ou várias? Às vezes é difícil saber aprender. Haverá algum modo de superar essas dificuldades? Que ligação existe entre saber aprender e os relacionamentos com os outros?

Juntos superamos os limites… mas eu não tenho limites! – O mundo de hoje anda a uma velocidade alucinante! A ciência evolui a cada dia, a tecnologia cresce a cada segundo, estamos permanentemente ligados a tudo. Hoje sentimos que tudo é possível mais do que em qualquer outro momento da história da humanidade, sentimos que não temos limites. Mas afinal a quem é que nos ligamos em mil redes sociais? Jogamos um jogo porque queremos ou porque somos levados a isso? Que impacto tem a música que ouvimos? Há limites para o que a tecnologia me oferece?

 

Juntos superamos os limites das fronteiras – Há décadas que existem refugiados que migram pelo mundo. Hoje continuamos a assistir a vários êxodos que levam milhares de pessoas a abandonar as suas casas e procurar um local de refúgio além fronteiras. De facto um refugiado tem de ultrapassar muitas fronteiras e uma delas é a da língua. Experimentar aprender uma língua desconhecida e perceber como os refugiados ultrapassam outras fronteiras para além das do seu país.

Juntos superamos os limites do consumismo – Já ouviste falar de Economia de Comunhão? Achas que é possível que empresários e gestores se preocupem, verdadeiramente com as desigualdades sociais partilhando até os seus lucros? Que trabalhadores se sintam parte integrante de suas empresas e que consumidores façam escolhas responsáveis? Experimentar ser trabalhador de uma destas empresas e viver a Economia de Comunhão.

Juntos superamos os limites do desconhecimento Inter-religioso – Num mundo a 1000 cores, onde todas as culturas se cruzam e se encontram, somos desafiados a ir para além de ideias vagas que temos sobre as pessoas e culturas e conhecê-las profundamente. No campo da religião acontece o mesmo, o desconhecimento é um limite a ultrapassar. Então e, cozinhar com um muçulmano e com um hindu?

A tarde concluiu-se com a “Festa da Unidade” onde, todos protagonistas, se testemunhou e experimentou que o Mundo Unido é possível!